Tijolinho Travertino – Tudo o que você precisa saber
Tijolinho Travertino – Tudo o que você precisa saber
Primeiramente, você sabe o que é travertino?
O travertino é uma rocha calcária, extraída da natureza, ele tem tonalidade bege e é composta por calcita, limonita e aragonita (carbonatos de cálcio).
Podendo ser utilizados em ambientes internos e externos, sua aparência rústica agrega extrema elegância e beleza.
Tipos de travertino
São inúmeras as suas variações, as mais comuns são: Nacional, Noce, Clássico, Romano e Navona. A diferença entre eles encontra-se na intensidade da cor e na diversidade dos veios.
Tipos de acabamentos
Os travertinos possuem grande variedade de tipos de acabamentos, isso interfere em sua cor, brilho e aparência. Confira aqui os principais tipos de acabamento que você pode encontrar nos mármores travertinos:
- Lapado: O acabamento lapado refere-se a reprodução do brilho natural da pedra. Excelente para paredes, painéis e piso.
- Bruto: Nesse tipo de acabamento, o mármore é apenas serrado e a pedra se encontra da mesma forma como é extraída da natureza. Nesse caso, eles são ótimos para paredes de destaque, seja em área interna ou externa.
- Levigado: Seu aspecto é opaco e liso, mantendo a cor natural do próprio mármore. Sua aplicação é perfeita para qualquer ambiente.
Possibilidades de Uso
O mármore travertino é bastante versátil e seus tons casam perfeitamente com todos os estilos.
Ele pode ser aplicado em projetos comerciais ou residenciais, sendo área externa ou interna.
Sua variedade de acabamentos e tipos possibilitam fachadas lindíssimas, muros totalmente únicos e atrativos, painéis de TV luxuosos, paredes de destaque que agregam ainda mais beleza, jardins, varandas gourmet e áreas externas fantásticas, além de servir como soleiras, tampos de mesa, bancadas, rodapés e pisos.
Como manter seu tijolinho travertino
Antes de tudo você deve impermeabilizar seu travertino, a fim de preservar as características das pedras por maior tempo, diminuindo o impacto da ação de agentes químicos e excesso de umidade. Sua limpeza é bem simples e consiste apenas em um pano limpo, água e detergente neutro. Por se tratar de um produto natural podem ocorrer variações de tonalidade.