COBOGÓS
Os Cobogós são elementos vazados, que apesar da permeabilidade visual, de certa forma, trazem privacidade ao usuário, dando sempre um charme ao local onde é aplicado. Suas funções principais são; fechar ambientes mantendo ventilação e a entrada de luminosidade, criar divisórias e embelezar a decoração.
Sua capacidade de uso é ilimitada, são capazes de deixar o quarto mais interessante, a sala mais criativa e a cozinha mais iluminada, principalmente na falta de janelas. Podem ser coloridos e deixarão de ser somente funcionais para se tornarem elementos decorativos.
Inicialmente feitos de cimento e tijolos, hoje passaram a ser produzidos também em cerâmicas e outros materiais como madeiras, mármores etc. Utilizados na arquitetura e decoração, teve sua origem na cidade do recife na década de 1920 e o seu nome deriva das iniciais dos sobrenomes de seus idealizadores, os engenheiros Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis. Os Cobogós se popularizaram a partir dos anos 50.